sexta-feira, 28 de outubro de 2011

CORONEL LUDUGERO

Olá, pessoas!!!

       Hoje vou falar um pouquinho de um dos personagens mais engraçados e interessantes  de Luiz Queiroga: o Coronel Ludugero!!!!
        O que vocês sabem sobre ele? 3... 2... 1... Acabemos com essa espera, vamos lá?!


    Coronel Ludugero e se "secretário" Otrópe eram interpretados por Luiz Jacinto Silva e Irandir Peres Costa, respectivamente. Querem ver uma foto? Aí está!!!

Agora, vou trazer uma pequena biografia deles.

Luiz Jacinto Silva (Coronel Ludugero)
- Nasceu em 1929.
- Com 18 anos foi morar no Recife
- Começou no meio artístico na Rádio Clube e lá conheceu Luiz Queiroga, que criou o “Coronel Ludugero”.
- Gravou músicas sertanejas com o incentivo de Onildo Almeida  e Nelson Ferreira. As primeiras foram Carnavá de Ludugero, Cumbuque de Ludugero e Ludugero Apoquentado. Nesses discos, ele gravava músicas e textos humorísticos, todos escritos por Luiz Queiroga.
- Em 1964, junto com Irandir Costa e Luiz Queiroga, foi trabalhar na extinta TV Tupi, no RJ. Lá participou do programa A E I O Urca, fazendo o personagem Zé Beato. Depois participou da primeira “Escolinha do Professor Raimundo” de Chico Anísio fazendo Zé Beato e Ludugero.
- Quando morreu, já trabalhava para Rede Globo.
- No dia 14 de março de 1970, morre Luiz Jacinto e Irandir Costa, vítimas de desastre aéreo na Baía de Guajará Mirim, em Belém do Pará. O corpo de Jacinto só foi encontrado no dia 30 de março e foi sepultado no dia seguinte em Caruaru. E foi-se com eles, o Coronel Ludugero e Otrópe.
- Em 1975, a Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru inaugurou a Praça Coronel  Porto, que fica na Rua Preta, bairro de São Francisco em Caruaru com as estátuas de Coronel Ludugero e Otrópe.
- Quem fez as esculturas foi o caruaruense Armando  Lacerda o mesmo artista plástico que fez a estátua do Padre Cícero em Juazeiro do Norte.
 
        Agora, trago algumas imagens de discos de Coronel Ludugero, com Otrópe e Dona Felomena.




  Coronel Ludugero é uma figura atemporal, mesmo deslocado de sua época, ele continua fazendo rir gerações e gerações. E por isso, trago agora alguns episódios para vocês se divertirem. É só clicar em cima do link e aproveitar.

Este é a "Carta da Véia Felomena".

Este agora é "Coronel Ludugero casa uma filha"

E este agora, para finalizar esta parte, é "Desquite da Véia Felomena"

Se você quiser conhecer mais histórias, vá ao site www.youtube.com , coloque "Coronel Ludugero" e clique em procurar. Pronto! Você vai encontrar um mundo  de informações.

Amanhã trago mais informações. Agora, sobre os trabalhos apresentados pelos meus alunos.

Beijos, beijos e até mais.

Amanda

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Luiz Queiroga

Olá, pessoas!!!!

      Aqui estou eu novamente, para a nossa série de posts sobre Luiz Queiroga. Hoje trago uma pequena biografia e algumas curiosidades sobre o nosso radialista.



BIOGRAFIA
- Nasceu no dia 24 de janeiro de 1930, na Rua Castro Alves (Encruzilhada), na cidade de Recife em Pernambuco.

- Radialista, compositor, humorista e criador de tipos. Nasceu na Encruzilhada, bairro do Recife, Pernambuco.

- Único filho homem de Romilda e Romildo Queiroga. Teve sua adolescência na cidade de Caruaru e cedo voltou ao Recife para trabalhar em rádio e televisão, criando programas de muito sucesso na época.

- Como compositor fez várias músicas de sucesso que são cantadas até hoje.

- Criador do Coronel Ludugero para quem escreveu textos e músicas transformando esse personagem num sucesso nacional.

- Casou-se com a cantora Mêves Gama com quem teve 7 filhos, todos artistas.
- Trabalhou na Rádio Jornal do Commércio, Rádio Tamandaré e   Rádio Clube (de 1954 a 1963).
- Fez várias rádio novelas.

-  Sua primeira composição foi “Escola de Feola” com Nelson Ferreira e gravada pelo grupo Os três Bohêmios em homenagem à copa de 1958. Foi usada no Filme ISTO É PELÉ. Foi uma das músicas mais tocadas da época.

- Fez várias músicas com Luiz Gonzaga.

- Em 1957, com o incentivo de Hilton Marques e de alguns amigos, criou o Coronel Ludugero, interpretado por Luiz Jacinto (no início, sozinho).

- Depois surgiu Dona Rosinha (Rosa Maria), primeira companheira do Coronel.

- No mesmo ano, com a Saída de Rosa Maria, a atriz Mercedes Del Prado dava vida a Dona Felomena (esposa do coronel), que junto com Irandir Costa (Otrópe), formavam um trio humorístico.
- Morreu aos 48 anos de idade, em seu apartamento de Olinda, no dia 15 de maio de 1978.

Amanhã tem mais sobre Luiz Queiroga. Aguardem!!!
Beijos, beijos,
Amanda

terça-feira, 25 de outubro de 2011

E, agora, com vocês: LUIZ QUEIROGA!!!!!!

Olá, pessoas!!!!


     Demorei, demorei (por causa da correria diária), mas finalmente, farei a série de posts sobre Luiz Queiroga. Então, vamos lá!!!!
    Quero falar primeiro das minhas motivações. Quem acompanha o blog sabe que trabalho em uma escola chamada "Radialista Luiz Queiroga". Como sou uma pessoa extremamente curiosa rsrsrsrsrs, fiquei interessada em saber algo sobre o patrono da nossa escola. Investigando com alguns colegas de trabalho, descobri que na biblioteca da escola havia livros sobre a vida deste ilustre radialista. Nesse período, com imensa surpresa e alegria, recebo um convite de amizade de ninguém menos do que "Mevinha Queiroga", filha de  Luiz Queiroga. Advinhem como ela me conheceu no mundo virtual? ATRAVÉS DO NOSSO BLOG!!!!!! Maravilhas do mundo cibernético.
    A partir daí, organizei uma sequência didática (que são várias atividades sobre um mesmo assunto) para trabalhar com os primeiros (1 A e 1 B) anos do ensino médio.
A partir de agora, vocês vão conhecer ou se reconhecer no passo-a passo da sequência didática. Ao longo da semana, vocês conhecerão todas as atividades. Espero que vocês se divirtam como eu me diverti!

      De início, fiz minha preparação básica: li o livro escrito por Mevinha Queiroga; baixei na internet áudios de "causos" do Coronel Ludugero e, como não poderia deixar de ser, quase me acabei de tanto rir!

    Após, conhecer, estudar e me divertir, preparei uma exposição em power point para socializar com os alunos.
     Inicialmente, perguntei aos adolescentes dos 1os anos A e B do turno da manhã o que eles sabiam sobre a pessoa que dava nome à escola.  A maioria disse: - NADA!!!! e alguns disseram: - Ele era radialista!, e só. Daí em diante, fiz uma pequena explanação sobre a vida e obra de Luiz Queiroga. Vocês podem conferir nas fotos abaixo.
Esta aí, ao fundo, sou eu, falando sobre Luiz Queiroga.




     E aí, são alguns alunos prestando atenção e intervindo na exposição.

     No próximo post, falarei sobre Coronel Ludugero. Cenas para os próximos capítulos!!!! rsrsrsrsrsrs
Beijos a todos,
Amanda

domingo, 16 de outubro de 2011

Amanhã: NOVIDADES

Olá pessoas!!!

    Amanhã teremos novidades!!!!
Aguardem!!!





Beijos, beijos!!!
Amanda

domingo, 2 de outubro de 2011

Olá, pessoas!!!!

      Sei que dizer que estou sumida é pouco, mas espero que vocês me perdoem mais uma vez, porque esta vida de professora é uma loucura. Estávamos em época de avaliações e de feiras e de eventos, ufa!!!! E para me "quebrar ainda mais na emenda" estava fechando médias bimestrais. Este negócio de soma, divide, soma, divide me deixa louca!!!!! Todos sabem que meu negócio é com as letras e não com o números... rsrsrsrsrsrs
       Mas vamos acabar com esta choradeira, não é?! rsrsrsrsrs
       Passei para dizer que esta semana, finalmente, farei posts mostrando os trabalhos dos meus alunos dos 1os anos A e B sobre o nosso querido Luiz Queiroga e seus "filhos" Coronel Ludugero, Otrope e Dona Felomena!!!! Esta semana será movimentada aqui no blog, não percam!!!!

Beijos, beijos, beijos!!!!
Amanda