sexta-feira, 28 de outubro de 2011

CORONEL LUDUGERO

Olá, pessoas!!!

       Hoje vou falar um pouquinho de um dos personagens mais engraçados e interessantes  de Luiz Queiroga: o Coronel Ludugero!!!!
        O que vocês sabem sobre ele? 3... 2... 1... Acabemos com essa espera, vamos lá?!


    Coronel Ludugero e se "secretário" Otrópe eram interpretados por Luiz Jacinto Silva e Irandir Peres Costa, respectivamente. Querem ver uma foto? Aí está!!!

Agora, vou trazer uma pequena biografia deles.

Luiz Jacinto Silva (Coronel Ludugero)
- Nasceu em 1929.
- Com 18 anos foi morar no Recife
- Começou no meio artístico na Rádio Clube e lá conheceu Luiz Queiroga, que criou o “Coronel Ludugero”.
- Gravou músicas sertanejas com o incentivo de Onildo Almeida  e Nelson Ferreira. As primeiras foram Carnavá de Ludugero, Cumbuque de Ludugero e Ludugero Apoquentado. Nesses discos, ele gravava músicas e textos humorísticos, todos escritos por Luiz Queiroga.
- Em 1964, junto com Irandir Costa e Luiz Queiroga, foi trabalhar na extinta TV Tupi, no RJ. Lá participou do programa A E I O Urca, fazendo o personagem Zé Beato. Depois participou da primeira “Escolinha do Professor Raimundo” de Chico Anísio fazendo Zé Beato e Ludugero.
- Quando morreu, já trabalhava para Rede Globo.
- No dia 14 de março de 1970, morre Luiz Jacinto e Irandir Costa, vítimas de desastre aéreo na Baía de Guajará Mirim, em Belém do Pará. O corpo de Jacinto só foi encontrado no dia 30 de março e foi sepultado no dia seguinte em Caruaru. E foi-se com eles, o Coronel Ludugero e Otrópe.
- Em 1975, a Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru inaugurou a Praça Coronel  Porto, que fica na Rua Preta, bairro de São Francisco em Caruaru com as estátuas de Coronel Ludugero e Otrópe.
- Quem fez as esculturas foi o caruaruense Armando  Lacerda o mesmo artista plástico que fez a estátua do Padre Cícero em Juazeiro do Norte.
 
        Agora, trago algumas imagens de discos de Coronel Ludugero, com Otrópe e Dona Felomena.




  Coronel Ludugero é uma figura atemporal, mesmo deslocado de sua época, ele continua fazendo rir gerações e gerações. E por isso, trago agora alguns episódios para vocês se divertirem. É só clicar em cima do link e aproveitar.

Este é a "Carta da Véia Felomena".

Este agora é "Coronel Ludugero casa uma filha"

E este agora, para finalizar esta parte, é "Desquite da Véia Felomena"

Se você quiser conhecer mais histórias, vá ao site www.youtube.com , coloque "Coronel Ludugero" e clique em procurar. Pronto! Você vai encontrar um mundo  de informações.

Amanhã trago mais informações. Agora, sobre os trabalhos apresentados pelos meus alunos.

Beijos, beijos e até mais.

Amanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário