quarta-feira, 6 de junho de 2012

Beijo

Olá, pessoas!

  Este post de hoje foi feito especialmente para um aluno meu: Daniel Bezerra. Rapaz sensível, musical, observador e com uns fluxos criativos incríveis. Sua veia para a produção literária é incrível. Resumindo: ele é uma joia rara. Já postei outras produções dele aqui no blog e sei que ainda postarei muita coisa bonita, delicada, romântica, daquelas que tocam no fundo do nosso coração, todas produzidas por Daniel.
Aí vai mais uma produção.


"Queria ser um beijo para simplesmente tocar em seu suave rosto e enfim ser o motivo do seu dia ser alegre." (Daniel Bezerra)




Ai, a adolescência!  Fase tão bonita e tão efervescente da vida. Momento de descobertas, de encontros e desencontros. Momento de descobrir aptidões. Enfim, parabéns Daniel, por nos presentear mais uma vez!

Até a próxima!

Amanda

domingo, 20 de maio de 2012

RETORNO

Olá pessoas!!

   Estou tão afastada do blog, não é? São tantas demandas da vida que o tempo fica escasso. Mas, prometo voltar a ser mais presente.

  Só para não passar em branco, vou postar um poema que saiu no jornal da escola, o RADIALISTA INFORMA!


Eu queria trazer-te uns versos muito lindos (Mario Quintana)

Eu queria trazer-te uns versos muito lindos
colhidos no mais íntimo de mim...
Sua palavras
seriam as mais simples do mundo,
porém não sei que luz as iluminaria
que terias de fechar teus olhos para os ouvir...
Sim! Uma luz que viria de dentro
 delas,
como essa que acende inesperadas 
cores
nas lanternas chinesas de papel.
Trago-te palavras, apenas... e que 
estão escritas
do lado de fora do papel... Não sei, 
eu nunca soube
o que dizer-te
e este poema vai morrendo, ardente de
 puro, ao
vento da Poesia...
como
uma pobre lanterna que incendiou!

Volto em breve!!!!

Beijos,
Amanda

quinta-feira, 22 de março de 2012

Fernando Pessoa

Olá, pessoas!!!

   Estou passando rapidinho por aqui para deixar apenas um poema de Fernando Pessoa para nosso deleite.

"É fácil trocar as palavras,
Difícil é interpretar os silêncios!
É fácil caminhar lado a lado,
Difícil é saber como se encontrar!
É fácil beijar o rosto,
Difícil é chegar ao coração!
É fácil apertar as mãos,
Difícil é reter o calor!
É fácil sentir o amor,
Difícil é conter sua torrente!

Como é por dentro outra pessoa?

Quem é que o saberá sonhar?
A alma de outrem é outro universo
Com que não há comunicação possível,
Com que não há verdadeiro entendimento.

Nada sabemos da alma

Senão da nossa;
As dos outros são olhares,
São gestos, são palavras,
Com a suposição
De qualquer semelhança no fundo."
(Fernando Pessoa)



Beijos
Amanda

terça-feira, 13 de março de 2012

O QUE REALMENTE É AMAR?

Olá, pessoas!!!!

    Esta semana, sem programação prévia, está sendo dedicada à produção dos alunos. Adoro quando estas coisas acontecem simplesmente, sem a gente programar!!!! Hoje, o texto é de uma ex-aluna minha, Andreza.
         Vamos aproveitar?






"O QUE REALMENTE É AMAR? Parte superior do formulário

   Todas as coisas existentes no mundo foram feitas e trazem consigo algum tipo de ensinamento para nós seres humanos.
  Ao falar de amor esse também nos ensina bastante, com seus caminhos variados, com as diferentes pessoas, com seus desafios e com suas grandes alegrias e decepções que assim são geradas com ele. Toda história de amor é bem complicada diferente dos contos de fadas que estamos acostumados a ver e que conhecemos desde pequenos, Branca de Neve, Cinderela, Rapunzel e entre tantos outros, mas na vida real tudo e bem diferente.
Mas o que é o amor? Há quem diga que o amor é sentir ódio, sentir ciúmes doentios, mandar mensagens todos os dias, ligar todas as horas... Será que o amor se resume a tão pouco? Difícil responder, a única coisa que nos é revelada sobre ele é que, machuca faz sentir raiva, nos deixa alegres, e o mais importante, nos dá grandes ensinamentos de diferentes formas.
  Não falo só do amor ao sexo oposto, mas falo também do amor de um irmão, amigo, vizinho, a um animal, amor de pai, de filho, amor até mesmo ao um desconhecido, amor materno, a lista é infinita e o amor cada vez mais extinto.
  A palavra amor deveria estar lado a lado com uma frase que é primordial para dar início à criação de seres humanos melhores e quem sabe até mesmo a solução para nossos piores problemas: AMAR AO PRÓXIMO COMO A TI MESMO... É algo bem forte que ao terminarmos de dizer, até paramos para pensar se algum dia seremos capazes de realizá-la... E é dessa forma que termino essa pequena reflexão. Espero ter feito alguma diferença em tua vida. 
(ANDREZA SILVA) 05/03/2012"


Beijos a todos,

Amanda

segunda-feira, 12 de março de 2012

MULHER

Olá, pessoas!!!!

     Hoje, trago um texto que um aluno meu, Allison, do 2 ano B, produziu para a disciplina de Filosofia, no Dia Internacional da Mulher. Apesar, de o aluno não ter tido o propósito de escrever um poema, uma crônica, ou, enfim, um texto literário; o texto dele carrega algo que considero a maior qualidade no âmbito da expressão literária: a beleza. E o que é a literatura senão a expressão máxima da beleza?
      Enfim, vamos deixar de divagações e ir ao que interessa: o texto!!!

"Mulher

Mulher tão doce palavra que define a criação mais bela do universo, a única coisa que pode completar a vida de um homem, que em seus defeitos carrega a perfeição. Na historia elas deixaram a sua marca, Madre Tereza, Elizabeth Thatcher, Helena de Troia, Cleópatra, Joana D’arc, Princesa Isabel, entre outras belas em suas fortalezas. Nós nos fortalecemos e evoluímos com sua ajuda. Sem contar que por traz de todo homem existe uma mulher, uma mãe, elas são nosso tesouro e nosso ponto fraco. Com um olhar podem nos dizer frases inteiras, um dia é pouco para homenagear essas rainhas misteriosas, as únicas capazes de gerar outra pessoa, mães por excelência." (Allison Teles Barbosa)




Até a próxima!!!
Beijos
Amanda

sexta-feira, 9 de março de 2012

AMOR...

Olá, pessoas!!!!

   E para embalar nosso fim de semana, trago um versinho do meu aluno Daniel Bezerra. Em tempos de superficialidade das relações e dos sentimentos, ainda existem pessoas e, principalmente, adolescentes que não concordam com este modo de levar a vida. Ele é, como disse Roberto Carlos, "(...) amante à moda antiga, do tipo que ainda manda flores."



"Meu amor é valioso demais para compartilhá-lo com mais de uma pessoa". (Daniel Bezerra)


Beijos, 
Amanda

segunda-feira, 5 de março de 2012

SER ROMÂNTICO

Olá, pessoas!!!!

       Prometi que falaria, neste post, sobre o outro livro de Saramago, que li nas férias, mas vou deixar para o próximo momento. Hoje quero trazer uma produção de aluno meu, Joabe. Ele gosta muito de escrever e este texto que posto abaixo foi produzido durante uma aula sobre o Romantismo. Achei tão lindo!!!!
     Acho muito importante valorizar a produção de nossos alunos. Essa atitude impulsiona o espírito criador.
   Agora o texto.
"Os momentos mais lindos do dia acontecem quando você fala com os olhos, chora com o coração e com um simples sorriso encanta a vida daqueles que te admiram." (Joabe)

    Abaixo, a prova do crime! rsrsrsrsrs



       No mesmo dia, ao fim da aula sobre o que é ser romântico, recebi esse mimo de outro aluno da mesma sala. Dessa vez, foi Pablo. Tirei uma foto com o meu celular para vocês verem.



   Parabéns, meninos, por expressarem seus sentimentos.


Até mais, pessoas!!! 
Beijos,
Amanda

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

VOLTEI!!!!!!

Olá, pessoas!!!!!

    "Voltei Recife, foi a saudade que me trouxe pelo braço.."

    Não dizem por aí que o ano só começa após o carnaval? Pois bem, aqui estou eu, de novo, e nosso ano, aqui no blog, começa agora!!!!! Já estava morrendo de saudades de "blogar", de postar sobre poemas, livros e etc e tal. 
    Sei que passei um tempão sumida, mas vocês sabem como é vida de professor e principalmente em final de ano. São provas, provas, notas, notas, recuperação e conselhos de classe infinitos. rsrsrs E depois, como ninguém é de ferro, vem as férias. Ô período abençoado... Mas, enfim, vamos parar de rasgação de seda e de lamentações e vamos ao que interessa, não é?!
   
    O post de hoje é dedicado às minhas leituras durante as férias. E vocês não sabem que eu ia lendo e pensando " - Tenho que compartilhar isto no blog!!!" rsrsrrsrs Vejam a cabeça da pessoa!!! kkkkkk
    Mas, enfim, minha recomendação de leitura para todos, seja você aluno meu ou apenas um leitor do blog -  porque a gente sabe que literatura é para acompanhar nossas vidas sempre -  é JOSÉ SARAMAGO. 


    A escrita dele é muito peculiar. Ele cria suas próprias regras de pontuação e outra característica, ele não nomeia suas personagens. Ele tipifica. Como assim, você pode se perguntar? Uma personagem é, por exemplo, a esposa do médico, e não Maria, Ana etc. Essa esposa não tem nome, na narrativa. Mas nada destas, digamos, características atrapalham a compreensão. Bastam umas duas páginas para você se familiarizar com o estilo desse autor português. Outra coisa que faz seus livros serem extremamemte interessantes: ele te faz pensar E SE? Nesse caso, e se todos ficássemos cegos, como seriam nossas vidas?  E o livro que vou comentar neste post é o "Ensaio sobre a cegueira". Livro que leva você, a todo momento, a refletir sobre o que é realmente importante na vida. Um livro forte, que você nunca mais esquecerá.




     No início do livro, Saramago traz uma epígrafe interessante "Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara." (Livro dos Conselhos) Porque olhar, apenas não é o suficiente. Nós olhamos a todo momento, mas quantas vezes nós olhamos, mas não vemos?
E na orelha do livro, Arthur Netrovski nos traz suas impressões sobre o livro. Trago alguns trechos para vocês.

"Um dia normal na cidade. Os carros parados numa esquina esperam o sinal mudar. A luz verde acende-se, mas um dos carros não se move. Em meio às buzinas enfurecidas e à gente que bate nos vidros, percebe-se o movimento da boca do motorista, formando duas palavras: Estou cego.
Assim começa o novo romance de Saramago.
(...)
"Só num mundo de cegos as coisas serão o que verdadeiramente são." E, de fato,  o que se verá é uma redução da humanidade às necessidades e afetos mais básicos, um progressivo obscurecimento e correspondente iluminação das qualidades e dos terrores do homem."


Enfim, fiquei extremamente tocada após a leitura deste livro. Então, fica a dica de leitura!


Amanhã, comentarei sobre outro livro de Saramago, que li também nas férias: "As intermitências da morte".


Beijos e até mais!!!
Amanda





segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

FÉRIAS

Olá, pessoas!!!!!



  O nosso blog está paradinho por causa das correrias de final de ano e porque chegaram as minhas tão esperadas férias!!!!! Em fevereiro, voltamos com todo o gás!!!!

Beijos,


Amanda