quinta-feira, 22 de março de 2012

Fernando Pessoa

Olá, pessoas!!!

   Estou passando rapidinho por aqui para deixar apenas um poema de Fernando Pessoa para nosso deleite.

"É fácil trocar as palavras,
Difícil é interpretar os silêncios!
É fácil caminhar lado a lado,
Difícil é saber como se encontrar!
É fácil beijar o rosto,
Difícil é chegar ao coração!
É fácil apertar as mãos,
Difícil é reter o calor!
É fácil sentir o amor,
Difícil é conter sua torrente!

Como é por dentro outra pessoa?

Quem é que o saberá sonhar?
A alma de outrem é outro universo
Com que não há comunicação possível,
Com que não há verdadeiro entendimento.

Nada sabemos da alma

Senão da nossa;
As dos outros são olhares,
São gestos, são palavras,
Com a suposição
De qualquer semelhança no fundo."
(Fernando Pessoa)



Beijos
Amanda

terça-feira, 13 de março de 2012

O QUE REALMENTE É AMAR?

Olá, pessoas!!!!

    Esta semana, sem programação prévia, está sendo dedicada à produção dos alunos. Adoro quando estas coisas acontecem simplesmente, sem a gente programar!!!! Hoje, o texto é de uma ex-aluna minha, Andreza.
         Vamos aproveitar?






"O QUE REALMENTE É AMAR? Parte superior do formulário

   Todas as coisas existentes no mundo foram feitas e trazem consigo algum tipo de ensinamento para nós seres humanos.
  Ao falar de amor esse também nos ensina bastante, com seus caminhos variados, com as diferentes pessoas, com seus desafios e com suas grandes alegrias e decepções que assim são geradas com ele. Toda história de amor é bem complicada diferente dos contos de fadas que estamos acostumados a ver e que conhecemos desde pequenos, Branca de Neve, Cinderela, Rapunzel e entre tantos outros, mas na vida real tudo e bem diferente.
Mas o que é o amor? Há quem diga que o amor é sentir ódio, sentir ciúmes doentios, mandar mensagens todos os dias, ligar todas as horas... Será que o amor se resume a tão pouco? Difícil responder, a única coisa que nos é revelada sobre ele é que, machuca faz sentir raiva, nos deixa alegres, e o mais importante, nos dá grandes ensinamentos de diferentes formas.
  Não falo só do amor ao sexo oposto, mas falo também do amor de um irmão, amigo, vizinho, a um animal, amor de pai, de filho, amor até mesmo ao um desconhecido, amor materno, a lista é infinita e o amor cada vez mais extinto.
  A palavra amor deveria estar lado a lado com uma frase que é primordial para dar início à criação de seres humanos melhores e quem sabe até mesmo a solução para nossos piores problemas: AMAR AO PRÓXIMO COMO A TI MESMO... É algo bem forte que ao terminarmos de dizer, até paramos para pensar se algum dia seremos capazes de realizá-la... E é dessa forma que termino essa pequena reflexão. Espero ter feito alguma diferença em tua vida. 
(ANDREZA SILVA) 05/03/2012"


Beijos a todos,

Amanda

segunda-feira, 12 de março de 2012

MULHER

Olá, pessoas!!!!

     Hoje, trago um texto que um aluno meu, Allison, do 2 ano B, produziu para a disciplina de Filosofia, no Dia Internacional da Mulher. Apesar, de o aluno não ter tido o propósito de escrever um poema, uma crônica, ou, enfim, um texto literário; o texto dele carrega algo que considero a maior qualidade no âmbito da expressão literária: a beleza. E o que é a literatura senão a expressão máxima da beleza?
      Enfim, vamos deixar de divagações e ir ao que interessa: o texto!!!

"Mulher

Mulher tão doce palavra que define a criação mais bela do universo, a única coisa que pode completar a vida de um homem, que em seus defeitos carrega a perfeição. Na historia elas deixaram a sua marca, Madre Tereza, Elizabeth Thatcher, Helena de Troia, Cleópatra, Joana D’arc, Princesa Isabel, entre outras belas em suas fortalezas. Nós nos fortalecemos e evoluímos com sua ajuda. Sem contar que por traz de todo homem existe uma mulher, uma mãe, elas são nosso tesouro e nosso ponto fraco. Com um olhar podem nos dizer frases inteiras, um dia é pouco para homenagear essas rainhas misteriosas, as únicas capazes de gerar outra pessoa, mães por excelência." (Allison Teles Barbosa)




Até a próxima!!!
Beijos
Amanda

sexta-feira, 9 de março de 2012

AMOR...

Olá, pessoas!!!!

   E para embalar nosso fim de semana, trago um versinho do meu aluno Daniel Bezerra. Em tempos de superficialidade das relações e dos sentimentos, ainda existem pessoas e, principalmente, adolescentes que não concordam com este modo de levar a vida. Ele é, como disse Roberto Carlos, "(...) amante à moda antiga, do tipo que ainda manda flores."



"Meu amor é valioso demais para compartilhá-lo com mais de uma pessoa". (Daniel Bezerra)


Beijos, 
Amanda

segunda-feira, 5 de março de 2012

SER ROMÂNTICO

Olá, pessoas!!!!

       Prometi que falaria, neste post, sobre o outro livro de Saramago, que li nas férias, mas vou deixar para o próximo momento. Hoje quero trazer uma produção de aluno meu, Joabe. Ele gosta muito de escrever e este texto que posto abaixo foi produzido durante uma aula sobre o Romantismo. Achei tão lindo!!!!
     Acho muito importante valorizar a produção de nossos alunos. Essa atitude impulsiona o espírito criador.
   Agora o texto.
"Os momentos mais lindos do dia acontecem quando você fala com os olhos, chora com o coração e com um simples sorriso encanta a vida daqueles que te admiram." (Joabe)

    Abaixo, a prova do crime! rsrsrsrsrs



       No mesmo dia, ao fim da aula sobre o que é ser romântico, recebi esse mimo de outro aluno da mesma sala. Dessa vez, foi Pablo. Tirei uma foto com o meu celular para vocês verem.



   Parabéns, meninos, por expressarem seus sentimentos.


Até mais, pessoas!!! 
Beijos,
Amanda