sábado, 26 de março de 2011

DESRESPEITO PERNAMBUCANO À MEMÓRIA DE UM FILHO ILUSTRE: MANUEL BANDEIRA

Olá, pessoas!!!!!

    No post de ontem disse que só voltaria segunda-feira com mais literatura, porém, hoje, pela manhã, lendo o Jornal do Commércio senti e ainda estou sentindo uma indignação tão grande que não poderia deixar de compartilhar com vocês.
     A minha indignação é pela omissão do Estado em preservar a memória de seus filhos ilustres. Nesse caso, falo de Manuel Bandeira. A casa em que o poeta morou na infância, situada à Rua da União, no Centro do Recife, próxima ao Parque 13 de maio, foi transformada em um restaurante-escola da Faculdade Maurício de Nassau. 
        A casa de Bandeira abrigava um "tímido" museu, que tive a oportunidade de levar meus alunos do 3 ano da Escola Estadual Santo Inácio de Loyola, no ano de 2009. Infelizmente, o local contava com pouquíssimo material do acervo de Manuel Bandeira, apenas algumas fotografias, leitura de poemas, atividades lúdicas, todas com auxílio de um guia. O acervo do poeta encontra-se em um museu no Rio de Janeiro. 
      O que se esperava era que o governo do Estado de Pernambuco envidasse esforços para conseguir trazer os pertences e manuscritos de Bandeira para sua terra natal e abrigá-los na cada de sua infância. Mas, infelizmente, foi feito o mais fácil, se livrar da tarefa e entregar a casa a um grupo particular que agora instala um restaurante no endereço, dizendo que a decoração será toda baseada na obra de Manuel Bandeira. Será que algumas fotos e alguns poemas na parede serão suficientes para diminuir tamanha atrocidade? Eu já respondo: - NÃO! É uma vergonha para Pernambuco. Utilizando, com muito respeito as palavras do nosso Mestre maior, Jesus Cristo, direi: - Desculpe, Bandeira, eles não sabem o que fazem!!!!E ao restaurante, que convida o público a saborear a novidade, digo: -Terei o imenso prazer de NÂO prestigiar.
    Abaixo segue o texto que provocou minha indignação, mas antes, posto algumas fotos dos meus alunos em visita ao Espaço Pasárgada, a casa de Manuel Bandeira.












POESIA E SABOR SE ENCONTRAM NA CASA DE MANUEL BANDEIRA, RESTAURADA PELO GRUPO SER EDUCACIONAL.
CONHEÇA O NOVO RESTAURANTE-ESCOLA DA FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU NA CASA DE MANUEL BANDEIRA E PESTIGIE ESSA HISTÓRIA COM A GENTE.
A casa onde morou o pernambucano Manuel Bandeira agora abriga um restaurante cheio de história.  A Faculdade Maurício de Nassau reformou o local, e no lugar era possível encontrar uma estrutura digna dos grandes restaurantes, onde os alunos de Gastronomia poderão aprender, na prática, a preparar os melhores pratos. O Restaurante-escola será aberto ao público para almoço e jantar e oferecerá uma decoração toda inspirada na vida do poeta. Venha saborear essa novidade.
(Jornal do Commércio, 26 de março de 2011)

Beijos indignados
Amanda

2 comentários:

  1. Nossa, estou chocada, espero tudo desse governo, mesmo assim me surpreendi, pois fica evidente o descaso com a EDUCAÇÂO, com a conservação de nossas raízes, nossa cultura... As pessoas de outros estados preservam a memória de nossos ícones e nossos governantes .... o que fazem???

    ResponderExcluir