quarta-feira, 16 de março de 2011


 Olá, pessoas!!!!

E aí? Como vocês estão? O que estão achando do blog, das publicações? Quero saber a opinião de vocês.


Hoje trago uma mensagem, que não é bem literatura, mas achei bonita e reflexiva, como a literatura deve ser. Então, achei que  deveria publicá-la. Ela me foi apresentada pela professora Estela, através de uma publicação antiga do Jornal do Commércio. Então, vamos lá?



SEJA VOCÊ, O NOVO Frei Betto

Neste novo ano, seja você o novo. Diminua a ansiedade cultive flores no canteiro da alma, regue com ternura seus melhores sentimentos, imprima aos seus passos o ritmo das tartarugas e a leveza das garças. Não se mire nos outros; a inveja é um cancro que mina a autoestima, fomenta a revolta e abre, no coração, o abismo no qual se precipita o invejoso.
Mire-se em si mesmo, assuma seus talentos, acredite na sua criatividade, abrace com amor sua singularidade. Evite, porém, o narcisismo.
Seja solidário; ao estender a mão aos outros, estará oxigenando a sua própria vida. Não seja refém do egoísmo.
Cuide-se da língua. Não professe difamações e injúrias. O ódio destrói quem odeia, não o odiado. Troque a maledicência pela caridade. Comprometa-se a fazer ao menos cinco elogios por dia; sua saúde espiritual agradecerá.
Não desperdice o tempo, hipnotizado diante da TV ou navegando aleatoriamente pela internet, naufragado no turbilhão de imagens e informações que você não consegue transformar em síntese cognitiva. Não deixe que a espetacularização da mídia anule sua capacidade de sonhar e o transforme em consumista compulsivo. A propaganda sugere felicidade e, no entanto, nada oferece senão os prazeres momentâneos.
Centre a sua vida em bens infinitos. Leia muito, reflita, ouse buscar o silêncio neste mundo ruidoso. Lá você encontrará a si mesmo, e, com certeza, um Outro que vive em você e muito pouco é escutado.
Cuide da saúde, mas sem a obsessão dos anoréticos e a compulsão dos que devoram alimentos. Caminhe, pratique exercícios aeróbicos, sem descuidar de acarinhar suas rugas e não temer as marcas do tempo. Frequente também uma academia para malhar o espírito. E passe nele os cremes revitalizadores da generosidade e da compaixão.
Não dê importância ao que é fugaz, nem confunda o urgente com o prioritário. Não se deixe guiar pelos modismos. Como Sócrates, observe quantas coisas lhe são oferecidas nas lojas e das quais você não precisa para ser feliz.
Jamais deixe passar um dia sem um momento de oração. Se não tem fé, mergulhe em sua vida interior, ainda que por apenas cinco minutos. Não se deixe desiludir pelo mundo que o cerca. Você é chamado a transformá-lo.
Se por nojo, abomina a política, os políticos que a enojam lhe serão gratos. Se é indiferente, lhe agradecerão os que a ela se apegam. Mas, se reage e atua, haverão de o detestar, porém a democracia se fará mais participativa.
Arranque de sua mente todos os preconceitos, e de suas atitudes, todas as discriminações. Seja tolerante, coloque-se no lugar do outro. Todo ser humano é o centro do Universo e morada viva de Deus. Antes, indague a você mesmo por que provoca em outrem antipatia, rejeição, desgosto. Resista-se de alegria e descontração. A vida é breve e, de definitivo, só reconheça a morte.
Faça algo para preservar o meio ambiente, despoluir o ar e a água, reduzir o aquecimento global.  Não utilize material biodegradável. Trate a natureza como aquilo que ela é de fato: sua mãe. Dela você veio e a ela voltará; hoje, viva do beijo que ela lhe dá continuamente na boca: ela o nutre de oxigênio e alimentos.

E aí? Gostaram?

 Para finalizar e não perder o costume, trago para reflexão Clarice Lispector. Ela diz:

Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro.

Pensem nisso!!!

Beijos

Amanda Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário